segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

Por que eu não respondo o "Bom Dia" que recebo na rua!!



Eu gosto muito de andar e faço praticamente tudo a pé, mesmo até quando é um pouco longe. Vou e volto caminhando para o trabalho, academia, terapia, yoga, supermercado, encontro com os amigos... enfim raramente eu uso o transporte coletivo, um táxi, um uber ou qualquer outra coisa do tipo. 

E são incontáveis os "bom dia", "boa tarde", "boa noite" que você recebe pelo caminho, não respondo todos. Parece grosseria, parece, "nossa um bom dia tão inocente e ela não respondeu..." Não, não respondi e não vou responder, porque quando eu respondo nunca para no bom dia, pois no outro dia eu vou passar por ali de novo e a pessoa já se sente a vontade de começar a puxar um papinho, vai ficar olhando para a sua bunda depois que você passa, já vai tecer um 'elogio' para a sua roupa, já vai mandar um "oi gata" e por ai vai...

Sei que talvez possa parecer radical demais não responder a nenhum "bom dia" na rua, pode ser que algum seja apenas um bom dia mesmo, sem segundas intenções, apenas para ser gentil com uma pessoa que você vê todos os dias, mas a grande maioria não é, a grande maioria usa como desculpa para vir com aquele papinho furado e muitas vezes nojento que nós mulheres estamos cansadas de escutar por ai. 

Outro dia no caminho para o trabalho, as 7:30 da manhã, passando em frente a padaria que sempre passo, um senhor que descarregava mercadorias nessa padaria, teceu comentários tão absurdos quando eu passei, que o colega dele que também descarregava falou: "Olha a moça, mas não mexe, é feio isso e mulher não gosta." - É isso mesmo é muito feio é mulher não gosta, mulher não gosta que assobie para ela na rua, mulher não gosta de ser chamada de gostosa na rua, mulher não gosta de homem babaca que parece que nunca viu mulher na vida, não somos um pedaço de carne, um objeto, somos pessoas e merecemos respeito.  

Gente estamos em  2016, quantas coisas evoluíram, é triste saber que existem pessoas, homens e mulheres, que ainda tem um pensamento tão equivocado em relação ao papel da mulher na sociedade, ao que pode e não pode ser feito por elas, onde elas devem ou não ir, qual roupa usar e por ai vai. Ai você acorda abre o jornal e lê que 49% dos homens acham que carnaval não é lugar para mulher direita... Para né!!! Lugar de mulher é onde ela quiser, que fique bem claro isso. 

Até quando vamos ler este tipo de coisa, até quando vamos educar nossos filhos homens e mulheres para ter esse pensamento, porque não é só homem não, tem muita mulher que acha o mesmo, o que me deixa mais triste ainda. Mulher que vira para você e diz: "Nossa você parece um homem..." Por que? Porque eu moro sozinha, pago as minhas contas, viajo e me divirto muito bem sozinha?  Eu não acho que me pareço com um homem porque eu faço tudo isso e muito mais, mas sim uma mulher com plena consciência dos meus direitos, meu papel na sociedade e minhas obrigações, porque eu não sou melhor nem pior que um homem, porque a vida não é uma competição entre os sexos, a vida é linda e esta ai para ser vivida em sua plenitude, seja você homem ou mulher. 

Então vamos parar com esse papinho do que uma mulher pode ou não pode, quais os lugares que ela deve ou não frequentar, que roupa usar e por ai vai. Vamos viver, nos divertir, assumir nossos papeis nesse mundo. Aproveita que é carnaval vai se divertir, brincar por ai e se encontra algum tipo machista de plantão sai de perto porque são tipos que não merecem o seu bom dia e lembre-se que qualquer tipo de abordagem sem o consentimento da mulher é assédio, é assédio é crime denuncie. 

Cacau Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário